POLÍTICA: Obama critica Trump em comícios; “É como se todo dia fosse Halloween”

 


O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama voltou a criticar o ex-mandatário Donald Trump durante eventos políticos no fim de semana. Em discursos marcados por ironia e tom de alerta, Obama afirmou que o país vive um período de “ilegalidade e imprudência” e comparou a gestão republicana a uma “festa de Halloween permanente”.

“É como se todo dia fosse Halloween, só que só tem travessuras e nada de gostosuras”, declarou Obama no sábado (1º), ao participar de um comício em Newark, Nova Jersey, em apoio a uma candidata ao governo do estado.


Críticas com sarcasmo

Com seu tradicional estilo irônico, Obama também satirizou prioridades da gestão Trump, citando reformas físicas no complexo da Casa Branca.

“Para ser justo, ele tem se concentrado em algumas questões críticas, como pavimentar o Rose Garden para que as pessoas não sujem seus sapatos com lama e construir um salão de baile de US$ 300 milhões”, disse o ex-presidente.

O democrata comandou os EUA por dois mandatos e tem retomado protagonismo em discursos de campanha para apoiar correligionários em eleições estaduais.


“Momento sombrio na política americana”

Em outro comício, na Virgínia, Obama reforçou o tom de preocupação com o cenário político do país:

“Vamos encarar os fatos, nosso país e nossa política estão em um lugar bastante sombrio neste momento.”

Ele ainda acusou a administração Trump de praticar condutas antidemocráticas:

“Todos os dias esta Casa Branca oferece às pessoas um novo lote de ilegalidade, imprudência, maldade e simplesmente loucura.”

Obama pediu que os eleitores rejeitem o que chamou de “comportamento irresponsável” da atual liderança e reafirmou que a democracia exige “participação e vigilância constante”.

Clima eleitoral acirrado

Os discursos de Obama reforçam o clima de polarização e mobilização política nos Estados Unidos, com líderes democratas intensificando críticas à administração republicana e buscando energizar a base eleitoral.


📰 Da Redação / Chapada em Foco

Postar um comentário

0 Comentários