Organizações de esquerda convocam ato em São Paulo para marcar três anos dos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro



 Organizações de esquerda convocaram um ato público em São Paulo, nesta quinta-feira (8/1), para marcar os três anos dos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores do então ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

A mobilização está marcada para as 18h, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), e tem como principais bandeiras a defesa da democracia e a oposição à anistia dos condenados pelos atos golpistas. O evento foi convocado por entidades como a Frente Brasil Popular, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Em publicação nas redes sociais, o diretório estadual do PT destacou a importância da data como um momento de reafirmação democrática. “Neste 08 de janeiro, a democracia chama e a gente responde. É dia de lembrar, defender a democracia e dizer em alto e bom som: anistia não”, diz o texto divulgado pelo partido.

A Frente Brasil Popular também reforçou o caráter simbólico da mobilização, afirmando que o objetivo é sinalizar que não haverá tolerância com tentativas de relativizar ou minimizar os crimes cometidos. “O dia 8 de janeiro marca a memória de um ataque direto à democracia brasileira. Em 2023, assistimos a uma tentativa de golpe que buscou romper a ordem democrática, deslegitimar o resultado das eleições e instaurar o caos institucional no país”, afirma a convocação.

A publicação ainda ressalta que os atos não devem ser tratados como episódios isolados. “Não foi um ‘excesso’, mas um projeto político articulado contra a democracia”, afirma o texto, que conclui destacando a necessidade de manter a mobilização social com “unidade, memória e compromisso democrático”.

O ato em São Paulo integra uma série de manifestações promovidas por movimentos sociais e partidos políticos em todo o país, que buscam manter viva a memória dos acontecimentos de 8 de janeiro e reforçar a defesa das instituições democráticas brasileiras.

📰 Da Redação / Chapada em Foco

Postar um comentário

0 Comentários