Juiz Alvin K. Hellerstein, especialista em casos de terrorismo, preside audiência de Nicolás Maduro nos EUA


 O juiz federal Alvin K. Hellerstein, responsável por presidir a audiência do líder venezuelano Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, ganhou destaque internacional por sua atuação em processos relacionados ao terrorismo e à segurança nacional. A sessão ocorre nesta segunda-feira (5/1) no Tribunal Distrital Federal de Nova York, em Lower Manhattan, onde o casal responderá a acusações de conspiração para narcoterrorismo.

Maduro também é acusado de posse de metralhadoras, dispositivos explosivos e armamentos em propriedades venezuelanas com o objetivo de utilizá-los contra os Estados Unidos.

Hellerstein acumula larga experiência em julgamentos de alta complexidade. Em 2024, ele condenou o ex-general venezuelano Cliver Antonio Alcalá Cordones a 21 anos e 6 meses de prisão por envolvimento com narcoterrorismo. Alcalá Cordones foi considerado culpado por seu papel no chamado Cartel de Los Soles, organização apontada pelas autoridades americanas como um grupo “narcoterrorista” que, segundo as investigações, teria Nicolás Maduro como um de seus principais líderes.

Além dos casos envolvendo autoridades venezuelanas, o juiz também esteve à frente de processos de grande repercussão internacional, como ações relacionadas aos atentados de 11 de setembro, o caso de assédio sexual envolvendo o produtor Harvey Weinstein e os julgamentos por fraude da empresária Charlie Javice e do investidor Bill Hwang.

A audiência desta segunda-feira representa mais um capítulo no crescente embate jurídico entre o governo dos Estados Unidos e a alta cúpula do chavismo, com foco nas acusações de narcotráfico e uso de estruturas estatais venezuelanas para atividades ilícitas.

📰 Da Redação / Chapada em Foco

Postar um comentário

0 Comentários